quinta-feira, 22 de novembro de 2012


Variação dos recursos hídricos

Conforme convencionado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), o clima é caracterizado pelos valores médios dos vários elementos climáticos num período de 30 anos, designando-se valor normal de um elemento climático o valor médio correspondente a um número de anos suficientemente longo para se admitir que ele representa o valor predominante daquele elemento no local considerado. Segundo a OMM, designam-se por normais climatológicas os apuramentos estatísticos em períodos de 30 anos que começam no primeiro ano de cada década (1901-30, 1931-1960, ..., 1961-1990...). Estas são as normais de referência, embora se possam calcular e utilizar normais climatológicas nos períodos intercalares, por exemplo, 1951-80, 1971-2000.
O Instituto de Meteorologia, IP Portugal disponibiliza informações referentes às normais climatológicas de 21 estações integradas na rede do Instituto de Meteorologia, I.P., para o período 1971-2000, designadamente valores mensais e anuais dos principais elementos climáticos, na forma gráfica e numérica. São igualmente apresentados os valores médios da temperatura máxima e mínima do ar e os totais de precipitação, assim como os respetivos valores extremos.
Os resultados das normais climatológicas 1971-2000, as últimas disponíveis, permitem também identificar os diferentes tipos de clima, tendo-se utilizado para Portugal Continental a classificação de Köppen-Geiger, que corresponde à última revisão de Köppen em 1936. Os resultados obtidos pela cartografia, para esta classificação climática, permitem confirmar que na maior parte do território Continental o clima é Temperado, do Tipo C, verificando-se o Subtipo Cs (Clima temperado com Verão seco)  e as seguintes variedades:
 - Csa, clima temperado com Verão quente e seco nas regiões interiores do vale do Douro (parte do distrito de Bragança), assim como nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela (exceto no litoral oeste do Alentejo e Algarve).
 - Csb, clima temperado com Verão seco e suave, em quase todas as regiões a Norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e nas regiões do litoral oeste do Alentejo e Algarve.
Numa pequena região do Baixo Alentejo, no distrito de Beja, encontra-se Clima Árido – Tipo B, Subtipo BS (clima de estepe), variedade BSk (clima de estepe fria da latitude média).
 Este mapa mostra as áreas que são abrangidas por cada tipo de clima existente em Portugal Continental. O concelho de Serpa, região onde se encontram os recursos hídricos em estudo, tem um tipo de clima Csa.




 Os gráficos anteriores apresentam os valores médios mensais da precipitação de cada mês ao longo de trinta anos, 1981-2010.
No primeiro gráfico verificamos que a distribuição da precipitação é muito irregular irregular, chovendo mais nos meses de Novembro e Dezembro.
Os meses em que o nível de precipitação é muito baixo são os de Julho e Agosto, tendo os seguintes valores:
       Julho: o valor médio da quantidade total de precipitação deste mês foi de 2,4mm, sendo o valor máximo diário de 16,9mm;
       Agosto: O valor médio da quantidade total de precipitação deste mês foi de 4mm, enquanto o valor máximo diário foi de 33,3mm.

O segundo gráfico mostra a precipitação anual ao longo de trinta anos.
Verificamos que os valores médios de precipitação dos anos 1981-1988, 1990-1995, 1998, 2004/05, 2007-2009 foram negativos, estando abaixo dos níveis normais de precipitação.